Oshie - Artesanato em Tecido.
Conhecido como Bonecas com Vestuario ou Desenho de Vestuario - Oshie.


*Oshie

Originalmente, é uma variedade de trabalho artesanal com tecido. Usa-se um papelão para recortar as formas desejadas, como pessoas, flores, aves, e depois é coberto com tecido colado nas bordas. Em seguida, o vão entre o tecido e o papelão é preenchido com algodão, dando relevo às foguras que pretende retratar. Esse método artesanal antigo foi trazido da China, e no Japão se tornou conhecido na Era Edo e praticado pelas donas de casa. Inicialmente, era conhecido como "bonecas com vestuário" ou "desenho de vestuário", e somente no Período Edo passou a ser chamado de Oshie.

É famoso o Oshie Hagoita, usado para decorar o Hagoita (tipo de raquete que se usa nos jogos tradicionais de Ano-Novo), e entre 1804 e 1830 também foram usadas cópias de caricaturas de atores famosos. Essa técnica também foi aplicada na decoração de tampas de caixas, na confecção de objetos decorativos de parede e em Emma (tpabuas de ritual xintoísta com animal pintado). com a popularização do Hinamatsuri (Festival das Meninas), a técnica Oshie Hina passou a ser usada na confecção das bonecas (Hina). No Brasil, o Oshie pode ser incluído na lista da arte do papel por uma questão circustancial, pois, diante da dificuldade de conseguir padrões de tecidos apropriados, recorreram-se aos papéis.

onde aprender:

Aliança Cultural Brasil-Japão
Rua VCergueiro, 727 - 1o andar - Liberdade - São Paulo - Cep:01504-001 - Tel:(11)3209-6630/3208-0543 - E-mail: aliansa@aliansa.com.br.

JAPÃO EMPREGO
faleconosco@japaoemprego.com.br
Todos os direitos reservados a JAPÃO EMPREGO.COM.BR
Artesanato com Tecido, Oshie